Para que um site possa ser acessado na internet, ele precisa estar disponível em um lugar, que neste caso chamamos de servidor. Um servidor é um computador, parecido com o que utilizamos em casa, mas especializado em armazenar arquivos e deixá-los disponíveis para serem acessados por outros computadores.
Antes de estar disponível na internet, um site passa por vários processos. Primeiramente, um web designer vai desenhar a página, baseado nas suas necessidades. Depois, você escolherá um domínio, que é o endereço do site, o nome que qualquer pessoa poderá digitar e acessar a sua página. O próximo passo é escolher um servidor de hospedagem, o lugar onde você irá guardar o seu site e disponibilizá-lo para o acesso.
Ter esse local para armazenar os arquivos é fundamental, pois o domínio não guarda nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico (ou URL). O que faz esse papel é o servidor.
Um servidor é um computador robusto que possui mais recursos e melhor desempenho que um computador normal, ele possui a função de armazenar diversos arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores consigam acessar. Por isso dizemos o servidor “hospeda” o site, foi aí que surgiu o termo hospedagem de site.
De uma forma simples: a hospedagem é um espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível na internet.